Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região
NOTÍCIAS
Sindicato cobra do Santander respeito à resolução do Bacen sobre CPA-10
03/07/2019

O Santander, por meio de uma reestruturação na rede de agências, criou um novo modelo de atendimento e um novo cargo, gerente de relacionamento & serviços, que unifica as funções de caixas, coordenadores e gerente de relacionamento PF. O novo cargo exige que os trabalhadores tenham a certificação CPA-10 da Anbima, mas o Santander deu prazo somente até o fim de junho para obtenção do certificado. Todavia, o Sindicato cobra do banco que seja respeitada a Resolução nº 3.158 do Banco Central (Bacen), que determina que os bancos devem assegurar o prazo de 1 ano, tanto dos contratados quanto dos que mudaram de função, para que o empregado possa obter a certificação adequada

Primeiramente, o Santander havia limitado até março, mas, em seguida, o prazo para a obtenção do certificado foi estendido até o fim de maio. Houve nova prorrogação até o fim de junho, após cobranças e conversas do Sindicato com o banco.

A dirigente sindical e bancária do Santander Wanessa Queiroz alerta que o Santander não pode punir os trabalhadores que ainda não tiverem o CPA-10 da Anbima. “Nenhum bancário ou bancária pode ser penalizado com advertência, muito menos com demissão, por falta da certificação. Para ocupar o novo cargo é exigida a CPA-10, mas o Sindicato cobra que o Santander atenda à resolução do Banco Central, que dá o prazo de um ano”, ressalta.

Caso recebam ameaças por não terem o certificado, a dirigente orienta que os bancários procurem o Sindicato pelo site, pessoalmente com algum dirigente ou nas regionais, pela Central de Atendimento (11 3188-5200) ou por meio do WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido.

Wanessa acrescenta que o Sindicato, por meio da 28A, oferece cursos de CPA-10 da Anbima com 50% de desconto para bancários sócios.  Se você ainda não é associado, sindicalize-se, fortaleça a luta da categoria e ainda concorra a prêmios e a uma série de descontos em convênios! (Fonte: SP Bancários)

Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - SP Tel: (11) 4724-9117
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região © Direitos Reservados
Acessar o painel administrativo