Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região
NOTÍCIAS
Movimento sindical solicita vacinação já para a categoria bancária
02/04/2021

 

O movimento sindical solicitou a inclusão dos bancários como prioridade na vacinação contra a Covid-19. Um ofício foi enviado ao Ministério da Saúde por meio da Contraf-CUT solicitando a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus.

 

“O serviço bancário é considerado essencial em todos os decretos federais, estaduais ou municipais que impõem limites ao funcionamento de estabelecimentos e serviços e à circulação de pessoas na pandemia. Ou seja, os bancos continuam abertos e os bancários continuam atendendo clientes e usuários em geral, inclusive no pagamento de benefícios fundamentais para a sobrevivência da população, como Bolsa Família e o auxílio emergencial. Portanto, é essencial que os bancários, assim como todos os trabalhadores na linha de frente dos serviços essenciais, sejam considerados prioridade no plano de imunização contra a covid, ao lado de profissionais da saúde, idosos, grupos de risco. É isso que estamos reivindicando junto aos governos federal e municipal”, destaca a presidenta do Sindicato de São Paulo e integrante do Comando Nacional dos Bancários, Ivone Silva.

 

 

Ofício ao Ministério da Saúde

No ofício enviado ao Ministério da Saúde, a Contraf-CUT destaca que “esta importante atividade [a bancária] se mantém ativa e em funcionamento em todo o território brasileiro e a categoria bancária vem prestando o serviço com a máxima eficiência”, inclusive na “execução de políticas públicas de caráter social”. Assim, “considerando o cenário, a categoria bancária tem passado por momentos de forte apreensão ao prestar o serviço de atendimento à toda a população, porém, receosos pela preservação de sua saúde e de seus entes familiares próximos”.

 

Destaca ainda que “não raras são as situações em que contingentes de clientes, usuários dos serviços bancários e beneficiários das políticas públicas buscam atendimento nas agências bancárias e propiciam aglomerações”. E conclui que “a tipificação da categoria bancária dentre aquelas listas no escopo das consideradas essenciais e prioritárias deve se estender ao Plano Nacional de Imunização – PNI contra a COVID-19.”


O ofício foi enviado no dia 13 de março, e ainda não houve resposta do governo federal. (Fonte: SP Bancários)

 

Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - SP Tel: (11) 4724-9117
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região © Direitos Reservados
Acessar o painel administrativo