Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região
NOTÍCIAS
O machismo nos bancos
12/03/2019
Mulheres, mesmo mais qualificadas que os homens, ainda ganham menos e encontram maiores dificuldades para crescer na carreira no setor financeiro

De acordo com dados do Censo da Diversidade 2014, mesmo com mais anos de escolaridade e representando praticamente metade da categoria bancária (48,3%) e sendo a maioria no Sudeste (51,9%), as mulheres ainda ganham menos e enfrentam maiores barreiras para ascender na carreira no setor financeiro.

“O Censo da Diversidade é um importante instrumento para compreendermos com dados o machismo que sentimos na pele dentro do setor financeiro. A partir desse diagnóstico, o movimento sindical ganha mais fundamentos para cobrar dos bancos medidas que garantam maior equidade de gênero no setor”, diz a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro. 

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2018, do Ministério da Economia, também revela a disparidade salarial entre homens e mulheres nos bancos.

“A equidade de gêneros é bandeira antiga do Sindicato. Nosso Coletivo de Gênero ganhou mais força na década de 90, garantimos a cláusula de Igualdade de Oportunidades em 2000, da qual vieram conquistas como a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses e a licença-paternidade ampliada de 20 dias, condicionada a realização de curso de paternidade responsável. Já na Campanha Nacional de 2018 conquistamos o compromisso de realização de novo Censo da Diversidade. Além disso, barramos a intenção dos bancos de pagar PLR menor para bancárias em licença-maternidade. Os dados e a nossa experiência no setor mostram que há muito que avançar. Nossa luta contra o machismo tem de ser permanente”, diz Neiva.

No próximo dia 12 será realizada mesa temática de Igualdade de Oportunidades, a primeira do calendário de negociações com a Fenaban em 2019, na qual a representação dos bancários irá cobrar novos avanços e nenhum retrocesso. (Fonte:SP Bancários)

Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - SP Tel: (11) 4724-9117
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região © Direitos Reservados
Acessar o painel administrativo