Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região
NOTÍCIAS
Santander, cadê o direito à desconexão do trabalho?
08/07/2021

Até o final de junho, os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco da mesa de trabalho.

O problema é que esse aplicativo continua funcionando e recebendo mensagens de clientes, mesmo depois do expediente e nos finais de semana. O trabalhador pode deixar o aplicativo sem som, mas continua vendo as mensagens que chegam.

“Essa mudança configura violação gravíssima ao direito de descanso, ao direito à jornada de trabalho e, no caso do trabalhador afastado, ao direito de recuperação. Há relatos de bancários recebendo ameaças de clientes, o que agrava ainda mais a situação. Além disso, o banco transfere custos da sua operação ao trabalhador, que tem de usar o celular próprio e os dados do seu plano para trabalhar”, afirma a diretora executiva do Sindicato e bancária do Santander Vera Marchioni.

Dia 24 o banco publicou um comunicado na rede (Now) informando que os bancários terão de usar o celular particular para trabalhar, informando que "proíbe a vinculação de números de telefone do Santander a quaisquer aplicativos de mensagem".

No comunicado, o próprio banco ressalta que “Toda e qualquer ferramenta de trabalho deve ser validada no âmbito corporativo, considerando questões jurídicas e de segurança para o banco e para o cliente”.

Agora o problema é que os gerentes estão sendo orientados pelos gestores a usar o seu número particular no WhatsApp Busines para atender os clientes.

O movimento sindical enviou ao Santander, no dia 23 de junho, pauta de negociação sobre este e outros temas, mas até o momento, o banco ainda não indicou data para debater os assuntos. (Fonte: SP Bancários)

Rua Engenheiro Eugênio Motta, 102 - Jardim Santista - Mogi das Cruzes - SP Tel: (11) 4724-9117
Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região © Direitos Reservados
Acessar o painel administrativo