Diretores do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região percorreram nesta terça-feira (10 de junho) as agências do Itaú/Unibanco Suzano e Mogi para conscientizar funcionários e clientes sobre alguns problemas agravados pelo banco. Entre eles, estão as demissões, o fechamento de postos de trabalho, a imposição de metas abusivas, taxas, juros e tarifas exorbitantes, entre outros.
Além de entregar a "Carta à população brasileira" (confira abaixo) explicando os motivos da ação, o Sindicato pode verificar, principalmente neste dia de grande movimento, o descontentamento dos clientes e colaboradores da instituição financeira.
"Carta à população brasileira"
O Banco Itaú é o patrocinador da Seleção e campeão de lucro no Brasil. somente no ano passado, teve lucro líquido de R$ 15,8 bilhões, o dobro do que o Brasil investiu desde 2007 para construir e reformar os estádios para a Copa do Mundo.
No primeiro trimestre de 2014, já lucrou mais R$ 4,5 bilhões. Isso somado é o equivalente ao que o País investiu no Bolsa Família para atender 14 milhões de famílias no ano passado.
Mas ao contrário do que promete na música que fez pra Copa, de que “vamos torcer e jogar todos juntos”, o Itaú joga contra o emprego, contra a segurança nas suas agências e também contra a saúde de seus funcionários.
Nesses últimos 15 meses, apesar do lucro escandaloso, o Itaú fechou 3.500 postos de trabalho. Para aumentar os lucros com menos funcionários, o banco massacra os bancários, exigindo metas impossíveis. Por causa disso, aumenta cada vez mais o número de adoecimentos nas agências.
Os clientes e a população também pagam por isso, com juros e tarifas escorchantes e filas enormes. Para economizar, o Itaú diminui até investimentos em segurança e vigilantes, expondo a clientela a assaltos.
Por isso, estamos aqui hoje soltando “o grito do peito”, mostrando a nossa força e a nossa garra contra a exploração. E junto com você, Brasil. |